quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aceitando ou não, somos influenciados constantemente. Seja por nosso artista preferido ou por um texto de uma revista qualquer.
Mas existem coisinhas que são contagiosas como sorrisos.
 Um sorriso faz diferença bombástica, porque é natural e convincente. Da mesma forma, as gentilezas continuam gerando gentilezas, simplesmente.
Raramente nos damos conta de que opiniões, atitudes e até estados de humor daqueles com quem convivemos, mesmo sem muita proximidade, influenciam de forma intensa nossos pensamentos, sentimentos e ações.
Isso acontece todos os dias, sem que percebamos. E contagiamos as pessoas sem que elas percebam. Sejam contágios como bocejos, gargalhadas, assobios, manias, conselhos, ideias, maluquices, enfim.
E, além disso, também somos influenciados pelo estado de espírito de amigos dos amigos de nossos amigos, pessoas que estão a três graus de separação, que nunca vimos na vida, mas cujos temperamentos são disseminados na nossa vida como um vírus.
Influência pode ser algo perigoso e não há formas de escapar dela. Precisamos manter ideias, opiniões e princípios para que não sejamos sugados para lados relativamente ruins.
A lição que podemos tirar disso tudo é a necessidade de uma sutil reorientação social. Sempre seremos vulneráveis ao que todos ao nosso redor estão fazendo.  
E sim, nós temos bastante daqueles com quem andamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário